REESCORAMENTO – DEFINIÇÃO

Compartilhe:

A NBR 15696:2009 define reescoramento como: “estruturas provisórias auxiliares, colocadas sob uma estrutura de concreto que não tem capacidade de resistir totalmente às ações provenientes de cargas permanentes e/ou variáveis, transmitindo-as às bases de apoio, rígidas ou flexíveis”

O reescoramento objetiva liberar as fôrmas e parte do escoramento o mais rapidamente possível, sem permitir que a estrutura seja solicitada acima de sua capacidade admissível, em função de sua cura. Permite imprimir à execução da estrutura maior velocidade.

Se faz obrigatório em pelo menos duas situações:

  • Quando a carga transmitida à estrutura, durante a construção, for maior que a sobrecarga considerada no projeto para a utilização desta estrutura quando pronta;
  • Quando o concreto ainda não atingiu sua resistência de projeto e é necessário retirar as fôrmas para utilizá-las em novas concretagens.

Mais Posts

cimbramento / escoramento

CIMBRAMENTO / ESCORAMENTO – DEFINIÇÕES

Compartilhe: Segundo o professor Walter Pfeil, em seu livro Cimbramentos, publicado em fevereiro de 1987, “Denominam-se cimbramentos ou cimbres as construções provisórias destinadas a suportar

Envie uma mensagem

Av. A, 200 – Distrito Industrial de Fátima 

Sabará – MG – CEP: 34.590-395

31 3418-3339

De segunda a sexta das 7:30h às 17h

Copyright © 2020 Ergo Escoramentos.

Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por

×

Olá!

Clique em nosso representante abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp.

×